Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the happy-elementor-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/plural01/betoalbuquerque.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Mulher – Beto Albuquerque

Mulher

Compartilhe

Por Beto Albuquerque

Todas as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres nasceram sob a legítima inspiração da igualdade. Do direito ao voto à melhoria das condições de trabalho, da maior participação na vida pública ao combate à violência doméstica, as lutas femininas sempre buscaram uma afirmação de gênero. Além disso, esses esforços indicaram os passos para garantir as mesmas oportunidades a todos e a todas.

A riqueza de uma sociedade é fruto do equilíbrio entre o igual e o diverso. E as mulheres precisaram provar isso na luta, muitas vezes com a própria vida. Dentro e fora de casa. Quando as diferenças causaram inferiorização, elas foram buscar igualdade. Quando as semelhanças causaram descaracterização, elas foram buscar identidade. E essas causas continuam vivas e precisando de evolução, sob a liderança das nossas firmes militantes.

Tenho denso compromisso com a consolidação desse caminho. Isso não se resume à plataforma de políticas públicas voltadas à população feminina. Tem a ver também com o respeito que decorre da própria natureza humana. Tem a ver com as oportunidades que dependem de uma nação economicamente equilibrada e socialmente justa. E, principalmente, com a luta permanente pelo fim da violência contra as mulheres. É verdade que a exploração, as injustiças e as desigualdades diminuíram, mas ainda há muito por fazer. Muito!

Trata-se, portanto, de uma construção que precisa ser permanente em nosso cotidiano, seja na vida privada, seja na atuação de quem possui representatividade. Pautar a questão de gênero é homenagear a democracia, o desenvolvimento, o pluralismo e a liberdade – fazendo de cada amanhecer um novo dia da mulher. Da mulher que luta, que sofre, que ama, que trabalha, que empreende, que abraça inúmeras funções. E acorda cedo no outro dia porque não desiste. Sempre, todo dia, por ser mulher!

Receba notificações e atualizações sobre o Beto Albuquerque

Leia mais