Os socialistas que participaram do grupo de trabalho sobre análise de conjuntura política e eleições 2022, no XV Congresso Constituinte da Autorreforma, na manhã desta sexta-feira (29), alertaram para o risco de a democracia sucumbir de vez e o país definitivamente perder as conquistas sociais alcançadas na Constituição de 1988, caso Bolsonaro consiga se manter no poder.
A ampliação da chapa Lula-Alckmin para além da esquerda, a superação de certa hegemonia que ainda persiste nesse campo, a construção de um trabalho de base junto às classes populares e o diálogo com os evangélicos, setor que tem trabalho junto à população mais pobre, foram algumas das estratégias propostas no grupo.
O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o ex-deputado federal Beto Albuquerque disse que não pode haver hegemonia na esquerda, sob pena de colocar em risco o êxito das forças democráticas no pleito deste ano. “A esquerda brasileira tem que ter a capacidade de enxergar mais longe, não apenas do ponto de vista dos partidos A, B ou C”, disse.