Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the happy-elementor-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/plural01/betoalbuquerque.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
OAB/RS estabelece parceria com o Instituto Pietro – Beto Albuquerque

OAB/RS estabelece parceria com o Instituto Pietro

Compartilhe

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, recebeu, na última quarta-feira (01), o presidente do Instituto Pietro, Beto Albuquerque. O encontro, realizado no gabinete da presidência, teve como pauta a 13ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que ocorre entre os dias 14 e 21 de dezembro. Durante a reunião, o convidado retratou o panorama da doação no país, assim como apresentou os propósitos do “IPietro”, entidade criada em 2019 pelo ex-parlamentar com o intuito de ajudar os centros transplantadores, os hemocentros, os transplantados e os familiares na luta contra as doenças de medula. Beto convidou a OAB/RS para a se juntar às campanhas de mobilização encampadas pelo Instituto.

Ao ouvir a explanação acerca da proposta, Breier, ciente da representatividade da Ordem gaúcha e da importância social que o assunto confere, colocou a OAB/RS à disposição para trabalhar o tema. “Essa casa não é só da advocacia, mas também de toda a cidadania”, destacou. “Através do papel social da Ordem, o Instituto pode contar conosco. Nós iremos apoiar, sim, essa valorosa luta pela vida”, pontuou.

Beto, por sua vez, agradeceu a Breier pela parceria, bem como enalteceu a relevância de poder contar com a seccional. “É muito importante envolver a Ordem gaúcha em uma causa como essa. O tema precisa ser falado, ser entendido. E a OAB/RS felizmente tem um alcance muito grande”, salientou.

Como e onde doar

Para se tornar apto a doar medula óssea, o interessado deve seguir três passos: ir até um hemocentro; preencher a ficha e o Termo de Consentimento; e coletar 5 ml de amostra de sangue para exame de Histocompatibilidade. Com as etapas concluídas, os dados do doador e o tipo de HLA serão incluídos no REDOME.

O processo pode ser feito em um dos dez hemocentros espalhados pelo estado, listados aqui. Já para saber mais sobre o IPietro, basta acessar as redes sociais da entidade (@InstitutoPietro) ou entrar em contato via e-mail (ipietro@ipietro.com.br) ou pelo telefone (51) 3058-6359.

De acordo com informações divulgadas em julho pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), passa de 5 milhões o número de pessoas devidamente cadastradas no sistema. Deste total, 136.754 doadores foram registrados somente neste ano. Ainda assim, a quantidade de doações de medula óssea caiu 30% de janeiro a julho de 2021 com relação ao mesmo período de 2020, gerando impacto negativo para a causa.

O Instituto Pietro

Com sede na rua Riachuelo, nº 1038, sala 1206, em Porto Alegre, o Instituto Pietro é uma homenagem a Pietro Albuquerque, filho de Beto Albuquerque, que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda. A partir disso, Beto trabalhou no tema doação de medula óssea, sancionando, inclusive, a Lei Pietro (nº 11.930/2009).

Desde a criação, em março de 2019, o Instituto Pietro tem se dedicado a estimular a sociedade para aumentar o número de doadores em todo o território nacional, além de oferecer suporte aos pacientes e familiares e incentivar pesquisas ligadas ao tema. Para tal, o IPietro segue sete preceitos:

1. Captar recursos junto ao setor público e/ou privado para oferecer aos seus assistidos apoio material, moradia, logística e outras necessidades que vierem a ser detectadas durante o tratamento de doenças da medula óssea.

2. Promover o apoio psicossocial aos indivíduos em tratamento e a sua família.

3. Integrar os indivíduos em tratamento a outros programas e ações sociais públicas ou privadas de assistência.

4. Esclarecer, conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do cadastro, da doação, dos tratamentos e do transplante de medula óssea.

5. Oferecer apoio técnico e financeiro para projetos de entidades públicas e privadas, no que diz respeito aos objetivos a que se propõe o Instituto.

6. Apoiar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de tratamento das doenças da medula óssea.

7. Atuar institucionalmente, junto aos órgãos públicos, entidades públicas e privadas, e participar de atividades, reuniões, fóruns nacionais e internacionais que abordem temas relacionados com os propósitos do Instituto.

Fonte: Ascom OAB/RS

Receba notificações e atualizações sobre o Beto Albuquerque

Leia mais