Em reunião ampliada do diretório estadual, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio Grande do Sul decidiu, na manhã deste sábado (12), pela saída da base do governo Eduardo Leite. Nos próximos dias, o presidente estadual da sigla, Mário Bruck, deve reunir-se com o governador para formalizar a decisão.
“Hoje o Diretório definiu pela saída da base do governo de Eduardo Leite, onde nós, socialistas, tivemos participação em Secretarias e Órgãos do governo e onde também nossos quadros deram o seu melhor para construção de políticas públicas de qualidade para o Rio Grande do Sul. Estamos agora liberados para construir alianças com os partidos do campo democrático que querem um Rio Grande do Sul que tenha oportunidades iguais para todos”, ressaltou o presidente do PSB RS, Mário Bruck.
Na avaliação dos socialistas, a saída é o único caminho em consideração a pré-candidatura de Beto Albuquerque e a construção do plano de governo, bem como as articulações de possíveis alianças para o pleito deste ano.
“É um passo importante para avançarmos na construção da nossa pré-candidatura, projeto iniciado em setembro e hoje consolidado no Rio Grande do Sul. A decisão permite ampliar o diálogo na construção de alianças com o campo progressista e avançar no plano de Governo, que já está tendo participação direta dos gaúchos”, avaliou Albuquerque.
A reunião aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa com a presença de mais de 200 lideranças, entre elas o deputado federal Heitor Schuch, os deputados estaduais Dalciso Oliveira e Elton Weber, e o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile.
Foto: Dani Barcellos